Laboratório Gübelin utiliza Nanotecnologia em rastreabilidade de Esmeralda

Processo desenvolvido por Gübelin Gem Lab.

 

O laboratório gemológico Gübelin desvendou uma solução radical para rastreamento de origem de esmeraldas.
Utilizando nanotecnologia para “marcar” o mineral bruto e que é acessível em qualquer estágio da cadeia produtiva.

Batizado com o nome “Emerald Paternity Test” (teste de parternidade de esmeralda), a tecnologia é “O divisor de águas da indústria de gemas coradas”, declarou o laboratório situado na Suíça nesta segunda-feira (27/03/2017).

Nanopartículas baseadas em DNA são aplicadas às esmeraldas brutas ainda na mina e projetadas para resistir aos processos de beneficiamento pelos quais as gemas são submetidas, incluindo limpeza, lapidação, polimento, transporte e cravação. As Nanopartículas podem ser decodificadas em qualquer ponto desta jornada, desde a mina até a joalheria.

Esta é a primeira vez que a Nanotecnologia – Ramo da tecnologia que lida com dimensões menores que 100 nanômetros – é utilizada com esta finalidade, afirma o laboratório.

As minúsculas particulas são pequenas o suficiente para não impactar na aparência das gemas, mesmo quando observadas em microscópio, o que significa que elas não afetarão as propriedades observadas na avaliação da gema.

“Esta tecnologia oferece à todas as partes interessadas ao longo da cadeia produtiva, desde a mina até o cliente final, a prova da origem exata das esmeraldas, cativando e criando confiança”, disse Daniel Nyfeler, diretor geral da organização. “Este processo concede um novo nível de transparência no mercado de gemas”

A “House of Gübelin” companhia onde opera o laboratório Gübelin, apresentou a tecnologia de rastreamento para uma esmeralda extraída na mina de Belmont em Minas Gerais. A conpanhia adicionou as Nanopartículas à esmeralda diretamente na mina, e a gema atualmente encontra-se em um anel de platina.

Traduzido de:
http://www.diamonds.net/news/NewsItem.aspx?tc_dailyemail=1&ArticleID=58727

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *